quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Astrologia Mística dos Cargos em Loja


A ASTROLOGIA MÍSTICA DOS CARGOS EM LOJA

Os principais cargos em Loja são associados ao misticismo religioso da Mesopotâmia, onde, além dos deuses Marduc eShamash (personificações do Sol), Sin (personificação da Lua) e Ichtar (personificação de Vênus), existiam deuses correspondentes aos demais planetas conhecidos na Antiguidade: Mercúrio, deus veloz e astuto, era o senhor dos homens, embora suplantado pelo deus-Sol; Saturno, era um deus frio, cruel e irascível. É importante lembrar que a associação com os principais cargos em Loja,  abaixo descrita, não é universal para todos os Ritos, pois alguns nem têm todos os Oficiais abaixo descriminados. Assim, para o REAA, temos: 

Venerável Mestre – assimilado ao planeta Júpiter, que no panteão dos deuses babilônicos simbolizava a Sabedoria.
1º Vigilante  -  associado ao planeta Marte, que era o senhor da guerra, simbolizando a força.
 2º Vigilante  -  assimilado ao planeta Vênus, feminizado na mitologia babilônica e que, sendo a deusa mágica da fertilidade e do amor, simboliza a beleza.
Orador  -  associado ao Sol, pois dele emana a Luz, como guarda que é da lei maçônica, além de responsável pelas peças de arquitetura.
Secretário  -  assimilado à Lua, pois reflete as conclusões legais do Orador e a vontade da Loja
Tesoureiro -  associado ao planeta Saturno, o deus babilônico frio e cruel, que com seus anéis simboliza a riqueza. A atividade de receber os metais e de organizar o movimento financeiro da Loja é considerada – por lidar com a frieza dos números – fria e calculista, além de inflexível.
Mestre de Cerimônias  -  assimilado ao planeta Mercúrio, o deus veloz e astuto, pois esse Oficial, sempre circulando em Loja como elemento de ligação, imita o planeta que mais rapidamente circula em torno do Sol.
Da mesma maneira, os principais cargos em Loja são identificados com deuses do panteão grego, habitantes doOlimpo. Assim, temos: 
Venerável Mestre  -  assimilado a Zeus (Júpiter, para os romanos), o rei dos deuses, por sua condição de dirigente da Loja; associado também a Atena (Minerva, para os romanos), a deusa da Sabedoria, já que o Ven.’. Mestre deve ter a sabedoria, a prudência, a inteligência e o discernimento necessários para otimizar a administração da Loja. 
1º Vigilante  -  associado a Ares (Marte para os romanos), deus da agricultura e da guerra, e também a Heracles (Hércules, para os romanos e para Monteiro Lobato – Os Doze Trabalhos de), o mais forte e vigoroso de todos os homens. 
2º Vigilante  -  assimilado a Afrodite (Vênus para os romanos), a deusa do amor e da beleza. 
Orador  -  associado a Apolo, ou Febo, deus do Sol, criador da poesia e da música, do canto e da lira. Era adorado principalmente na ilha de Delfos. No frontispício de seu templo estava escrita a frase GNOTHE SEAUTON que em Latim se traduzia por NOSCE TE IPSUM, que em Português se traduz por CONHECE –TE A TI MESMO. Muita tinta tem sido gasta para descrever o significado desta frase. Sócrates, o maior filósofo grego, adotou-a como princípio de sua filosofia. Pitágoras – O Mestre - era chamado o filho de Apolo. 
Secretário  -  assimilado a Ártemis (Diana, para os romanos), deusa da Lua, da caça e das flores. 
Tesoureiro  - associado a Cronos – o deus do tempo e de tudo o que pode ser medido e controlado (Saturno, para os romanos), pai de Zeus e filho de Urano, um dos deuses primordiais que, com Géia (a Terra) estava no início de todas as coisas. 
Mestre de Cerimônias  -  associado a Hermes (Mercúrio, para os romanos, mensageiro dos deuses do Olimpo) já que esse Oficial é o mensageiro dos dirigentes da Loja.

Autor desconhecido, recebido por e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário